Escudo do Distrito de Itaquera

Bandeira de Itaquera

Em 20 de Dezembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo o projeto de lei Nº 16.596 de 15 de Dezembro de 2016, que Oficializa a Bandeira e Brasão de Itaquera.

As Grandes Armas do Bairro de Itaquera (Figura 1), reune toda a história do bairro, as Pequenas Armas (Figura 2), é a representação resumida dos componentes de sua história e, sua Bandeira (Figura 3).

grandes armas de Itaquera

Figura 1 – Grandes Armas do Distrito de Itaquera.

As Grandes Armas do Distrito de Itaquera são assim descritas: Sobre um manto de arminho com as cores nacionais, representando os séculos e a grandeza que cobrem Itaquera, aberto por dois cetros cruzados com o orbe em ouro, que representam as forças que compunham o Bairro em sua história e, ao mesmo tempo, a estrada de ferro que cruzou o bairro e marca o início de seu desenvolvimento em meados do século XIX, repousa o escudo de armas do Distrito de Itaquera formado pelos seguintes elementos: 5 escudetes distribuídos em seu corpo, onde cada cor representa um continente, representando a população que forma Itaquera. Chefe, em esmalte blau onde em seu Cantão destro e sinistro está o sol e a lua, respectivamente, que indicam que o brasão é considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Indica ainda que está sujeito a um poder mais alto, celestial. No alto, um escudete em ouro com linhas onduladas cravadas em prata e esmalte azul, representando os rios que cortam a região; Sobre o campo em ouro, no Flanco destro, assenta um escudete blau com um castelo de pedra em ouro que representa as primeiras fundações de Itaquera. No coração ou centro do escudo, um escudete em esmalte vermelho, representando as vitórias alcançadas pela nossa gente com uma árvore em ouro, representando as nossas matas e florestas locais. No Flanco esquerdo, um escudete em esmalte verde, e um cruzeiro em ouro, ambos representando a fé em Deus; Contra chefe em prata com um escudete em esmalte negro, representando firmeza e obediência, com um leão rampante em ouro, que representa a nobreza, a constância e o poder. Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito de Itaquera. Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se, em blau, a legenda Itaquera, no centro.

Brasão de Itaquera

Figura 2 – Pequenas Armas do Distrito de Itaquera.

 

A Bandeira de Itaquera é assim descrita: esquartelada de verde e amarelo, representando as cores nacionais, um losango branco que representa ao mesmo tempo a riqueza e a paz, com quatro estrelas azuis em seus vértices, representando estas últimas os distritos que formam Itaquera. Dentro do Losango as Pequenas Armas de Itaquera.

bandeira de itaquera

Figura 3 – Bandeira do Distrito de Itaquera.

Anúncios

Sobre Marco Stanojev

Marco Antonio Stanojev Pereira - Licenciado em Química pela Unicastelo, Mestre e Doutor em Física Nuclear pela USP (Brasil), membro efetivo do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, professor titular da UNIP (SP-Brasil), pesquisaor contratado no Instituto Superior Técnico/Instituto Tecnológico e Nuclear-Portugal,(2009-2014), e pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN-SP (Brasil). Autor dos livros Dos deuses Sanguinários ao Deus de amor, Chiado Editora. Lisboa 2010. Uma Fábula Moderna - Contos nos ís, Edições Ecopy. Porto 2011, A Alvorada, Edições Masp, São Paulo 2012, Algumas Histórias da Química dos Elementos, Edições Masp. (2012), Fundamentos da Física de neutrôns (Cap.5). Autor e co-autor de diversos artígos em revistas científicas nacionais e internacionais.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s